As novas gerações que nasceram em meio aos avanços tecnológicos estão tão imersas na conectividade e interatividade que acham difícil viver sem um dispositivo eletrônico. O grande desafio dos pais é achar maneiras de mesclar o uso dos smartphones, tablets e computadores com as atividades cotidianas, visando ao benefício da tecnologia para as crianças e jovens.
As gerações Y e Z viram o desenvolvimento tecnológico acontecer. Com a aparição dos primeiros computadores e celulares, essas gerações tiveram um contato tímido com esses dispositivos na infância. As crianças dessas décadas praticavam atividades sem depender, necessariamente, da tecnologia. As mudanças tecnológicas foram ocorrendo conforme o crescimento desses indivíduos.
Já a geração Alpha nasceu a partir de 2010, já crescem imersos em uma era digital consolidada. Computadores, smartphones e tablets estão sendo consumidos veementemente, e o desenvolvimento dessa geração já observa o consumo desses aparelhos. É muito comum ver crianças bem novinhas com um celular na mão e o mais impressionante é que elas aprendem a mexer no aparelho sozinhas. O avanço tecnológico ainda ocorre, assim como a modernização das mídias, no entanto, o impacto sofrido é menor do que com as gerações Y e Z, porque estar em contato com a tecnologia já é natural.
O desafio para os pais é em relação aos processos educacionais combinados com a tecnologia. A geração Alpha tem mais dificuldades de aprendizado com as metodologias tradicionais, necessitando de um contato tecnológico. Por isso, utilizar com sabedoria os celulares e tablets pode ser extremamente benéfico para o ensino. O uso dos aplicativos pode somar entretenimento com ensino. Aplicativos de leitura de HQs são uma maneira divertida para o seu filho aprimorar a leitura e consumir um conteúdo, por exemplo.
Leia também: Cenário da ilustração brasileira recebe incentivo por meio de aplicativo de leitura de quadrinhos
Baixe agora o aplicativo de leitura de quadrinhos MOAH! Disponível para Android e iOS.
Ilustrador, torne-se um parceiro da MOAH, saiba mais aqui.