O ilustrador tem uma área de atuação muito grande e diversificada para iniciar uma carreira. Esses profissionais podem atuar em diversas áreas no mercado de trabalho, como publicidade, games, cinema, TV e mercado editorial, além das ilustrações científicas e histórias em quadrinhos.
A carreira inicial de um ilustrador pode ser bem desafiadora porque é difícil ingressar no mercado. O portfólio do desenhista deve ser amplo, para conseguir a possibilidade de um emprego. É importante que os ilustradores não tenham medo de compartilhar suas obras.
Os ilustradores prezam muito por suas obras autorais que são muito difíceis de ganhar visibilidade e reconhecimento. O mercado editorial brasileiro preza pela divulgação de best-sellers de grandes artistas e não valorizam apropriadamente os artistas locais. O estímulo para os ilustradores é bem baixo tanto por parte do mercado editorial quanto pelo governo, que realiza poucos incentivos para os artistas:
”A vida do ilustrador no Brasil é dura como em todo lugar. Talvez um pouco mais duro aqui, porque apesar de termos grandes artistas não têm muitos estímulos. Por outro lado, não são poucas as pessoas que trabalham com a promoção e valorização da leitura. Tirando alguns lugares que têm uma tradição muito grande de imagem narrativa, como o Japão, a Coreia, e alguns países da Europa, não todos. A ilustração é um elemento que talvez pareça sofisticado para as pessoas. Não deveria ser. Porque podemos dizer que a ilustração é a forma de arte mais antiga do mundo.” – relata o ilustrador Roger Mello
Para reverter esse cenário, aplicativos de leitura em quadrinhos surgem para valorizar as obras locais, disponibilizando uma plataforma que é ideal para os ilustradores divulgarem seu trabalho. Desvinculando-se do mercado editorial que não traz o devido lucro pelo esforço dos artistas devido às dificuldades de distribuição, os apps oferecem um retorno pelas HQs compradas muito mais justo. Os apps de leitura em quadrinhos estão salvando o cenário das HQs no Brasil e colaborando com a cultura brasileira.
Além disso, um dos desafios que os artistas enfrentam é o custo alto de equipamentos que as obras autorais demandam. Os materiais utilizados nas ilustrações têm um custo bastante alto, inclusive para a criação de obras digitais. Mesas digitalizadoras, ferramentas de edição e equipamentos adequados são caros e necessitam de um alto investimento do ilustrador.
Leia também: Cenário da ilustração brasileira recebe incentivo por meio de aplicativo de leitura de quadrinhos
Baixe agora o aplicativo de leitura de quadrinhos MOAH! Disponível para Android e iOS.
Ilustrador, torne-se um parceiro da MOAH, saiba mais aqui.